Seja bem-vindo(a) a prática RespirAliviar
Para iniciar, você precisará de menos de 3 minutos por dia.
Acredite! Essa prática simples poderá ajudar você a superar a dor crônica durante o seu tratamento.
Existem duas formas de respirar:
No estilo barriga para dentro, peito para fora, que é a respiração torácica, rápida ou superficial (que utilizamos no dia-a-dia).
No estilo barriga para fora e peito para dentro, que é a respiração diafragmática, profunda ou abdominal (que praticaremos aqui).
Caso sinta-se bem para isso, feche os olhos e concentre-se em sua respiração.
1
Sente-se de forma confortável na poltrona, sem encostar, com a coluna ereta e os pés no solo ou deite-se em um local confortável.
2
Independente da posição escolhida, acomode as palmas das suas mãos em contato com o seu abdome, logo abaixo das costelas, na linha do umbigo
3
Inspire (puxe o ar) lentamente pelo nariz, contando mentalmente até 3 (aproximadamente 3 segundos), ficando sua atenção na expansão do seu abdômen como se tivesse enchendo uma bexiga dentro da barriga.
4
Exale lentamente o ar pela boca, contando mentalmente até 6 (aproximadamente 6 segundos), o que fará com que as suas mãos abaixem;
5
Caso sinta-se bem para isso, feche os olhos e concentre-se em sua respiração.
Repita por 10 vezes essa respiração.
Para uma melhor entendimento lembre-se de um bebê respirando
Infelizmente, nós adultos desaprendemos a respirar corretamente. Essa técnica de respiração ativa o nosso sistema nervoso autônomo parassimpático e promove o equilíbrio da quantidade de oxigênio e gás carbônico no organismo.
Estudos como o do Hassan Jafari, da Universidade King’s College London, no Reino Unido, mostram que a respiração profunda pode melhorar o controle da dor.
Os resultados sugerem que a dor influencia a respiração, aumentando seu fluxo, frequência e volume.
Em contrapartida a respiração lenta estimulada está associada à redução da dor.
Pratique essa técnica diariamente, sabendo que no início, pode não ser tão fácil. Boa prática!